Pilates como opção para quem sofre de dor nas costas
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) todas as pessoas em algum momento da vida sofrerão com dor nas costas. Várias são as causas, desde a má postura no trabalho ao sapato inadequado. Uma das maneiras mais eficazes de combater esta indisposição é por meio de exercícios de Pilates.
“Dentro do método eu trabalho com estabilização segmentar de tronco, que nada mais é que o fortalecimento da musculatura profunda que tem a função de proteger nossa coluna, e todos os casos se encaixam nesse tratamento, discopatia em geral, hérnia de disco, protusão e extrusão discal, escoliose entre outras” avalia Josué Storck, fisioterapeuta e especialista do método de Pilates, da Clínica Shen.
Devido aos inúmeros tratamentos no mercado o paciente chega desacreditado ao consultório, foi o caso da professora de espanhol, Maria Helena Castione que já não tinha esperanças de se livrar das insistentes dores. “No começo tentei outras formas de tratamento sem sucesso, e já me disseram que não poderia subir ladeira, coisas que sempre fiz, fiquei inconformada por não poder sair de casa, fazer nada do que gostava. Decidi passar pela Clínica Shen, fiz inicialmente o tratamento de osteopatia e depois fui encaminhada para o pilates. No começo não acreditei, quando o Dr. Josué me propunha exercício, eu respondia se não vou conseguir subir nem ladeira, como vou fazer? Com muita persistência minha e paciência dele, após três meses já senti melhora, depois de quase um ano, parece que nunca tive dor nas costas. Hoje faço tudo que você imaginar, estou super feliz, posso andar de bicicleta, subir ladeira e posso seguir minha vida. Devo muito ao Dr. Josué, que me fez ter fé no tratamento, a pessoa que tem dor nas costas tem que ter persistência. E posso garantir que não vou parar com pilates nunca”, conta emocionada Maria Helena.
Segundo o fisioterapeuta, o nível de cura em pacientes que chegam com grau 10 de dor e passam para 2 ou melhor ainda, há casos nem dor ele sente mais. O que possibilita ao paciente vida normal aos pacientes comuns e volta ao esporte para os considerados atletas.
“Já conhecia o pilates, me identifiquei muito com o Dr. Josué, eu sempre achava que não era capaz de realizar o exercício e ele me estimulava, ou o que eu não conseguia ele adaptava, isso me ajudou muito a não desistir. Já tinha ido ao médico por conta de dores na lombar, após exames, fui diagnosticada com vários bicos de papagaio (osteófitos), deslizamento de vértebra e artrose na L5S1. Me dava dores constantes, mesmo depois de mais ou menos 1,5 de exercícios, alongamentos e fortalecimentos eu continuava com aquela dorzinha constante, que até aumentava depois da aula. Foi então que o Dr. Josué recomendou a estabilização de tronco, por três meses. Começamos o trabalho e eu passei a perceber uma boa melhora. Eu super recomendo o tratamento com pilates, ele mudou minha vida”, conta a comerciante Silmara Silva Maiochi.
O pilates pode ser exercitado por qualquer um, independente da faixa etária. Contudo, antes de começar os exercícios, especialmente para quem já possui dor na coluna, é essencial uma avaliação física de um profissional habilitado.
Sofre com dor na coluna e já não sabe o que fazer? Agende uma avaliação os profissionais da Clínica Shen. Saiba mais em: https://goo.gl/6fwhjZ
Postagens Relacionadas
Comments are closed