Osteopatia

A osteopatia é uma especialidade da fisioterapia que tem diagnóstico próprio (diagnóstico funcional) que se agrega ao diagnóstico definitivo (médico), na qual o fisioterapeuta utiliza apenas as suas mãos como ferramenta de trabalho. O Osteopata utiliza manobras corretivas que visam reequilibrar as diferentes regiões do corpo e seus diferentes tecidos (articulação, músculo, tendão, ligamento, cápsula articular, fáscia).

Neste diagnóstico e tratamento o osteopata procura integrar as várias regiões do corpo, ou seja, uma dor em determinado local pode ser causada por uma disfunção em um local à distância (exemplo: uma dor no ombro pode ser mantida por uma disfunção do quadril ou uma dor na coluna lombar por uma disfunção no pé). A partir deste diagnóstico, o tratamento dá enfoque ao local que está em disfunção e não somente ao local da dor.

Ela é indicada para enfermidades da coluna vertebral (lombalgia, lombociatalgia, cervicalgia, cervicobraquialgia, dorsalgia, hérnias de disco), dos membros superiores e inferiores (bursites, tendinites, sinovites, LER/DORT, síndromes do túnel do carpo, síndrome do desfiladeiro torácico, entre outras) e da cabeça (cefaleia, enxaqueca, dores faciais e da ATM).

É contraindicada nos casos de: tumores, fraturas, doenças reumáticas nas fases aguda e subaguda e doenças que as causas não são físicas (como as dores psicossomáticas), pois a osteopatia prioriza a causa da dor e não apenas seus sintomas.

As sessões são individuais, geralmente semanais e tem duração de 50 min, em média.

Lombalgias

Lombalgias, Dorsalgias, Cervicalgias - São regiões da coluna vertebral que estão interligadas e quando sobrecarregadas fisicamente ou neurologicamente podem sofrer processos inflamatórios e bloqueios (muscular e articular). Essas regiões possuem ligações com as vísceras abdominais e torácicas, podendo ter grandes influências. Os traumas, má postura e cirurgias são fatores determinantes.

Dores nas Pernas

Dores nas pernas, joelhos e pé (Membro inferior) - O membro inferior esta todo interligado por músculos, ligamentos e articulações. Uma vez que existe um bloqueio (adaptação) de uma dessas regiões, o indivíduo pode sofrer uma dor nessa região ou até mesmo no segmento vizinho. Cirurgias e traumas se tornam muito comum na região da pelve (bacia), dessa forma é necessário olhar sempre para o funcionamento global da região.

Degeneração

Degenerações (tendinites, bursistes, artrose, artrite, osteoporose, osteopenia) - São sintomas comuns com o passar do tempo, mas em alguns casos a inflamação acelerada pode ser provocada por um excesso de movimento da região. A influência de sobrepeso, remédios em grande quantidade, traumas, quedas podem acelerar este processo. O tratamento consiste em equilibrar as regiões vizinhas, para aliviar a sobrecarga na região de sofrimento.

Cefaléias e DTM

(Disfunção temporomandibular)-A DTM é comum em pacientes com respiração bucal, ausência dentária, má oclusão, traumas na região. O mau funcionamento pode gerar também cefaleia. Já as dores de cabeça podem ter diversas origens. Existe mais de 300 tipos. As mais comuns são as por intoxidade alimentar e medicamentos. As disfunções da coluna podem gerar cefaleias tensionais (músculoarticular) e vasculares.

Hérnia de Disco

Atualmente é a patologia mais comum da coluna vertebral, a região lesada possui grande sobrecarga gerando fissuras no anel (disco) interverbral. Na sessão é abordado o histórico estrutural, ergonômico e visceral. Em 90% dos casos não são cirúrgicos.