Palmilhas


É um método francês e uma abordagem postural que estuda a influência dos pés na postura corporal, assim como o equilíbrio e dores em geral.


As palmilhas posturais atuam estimulando receptores do pé, que como resposta promovem uma reprogramação na estratégia postural causando a correção, reduzindo os picos de pressão da pisada e distribuindo as forças de reação do solo, consequentemente reequilibra a postura, contribui para alívio de dores e previne lesões.


Para realizar o exame não necessita de encaminhamento médico, pois o diagnóstico é dado pela plataforma, associado às informações do fisioterapeuta.


As palmilhas são de uso individual, com material antibacteriano e antifungicida, podendo ser higienizada e manipulada no sapato/tênis de maior uso. Ela é indicada para prevenção e tratamento de várias doenças relacionadas a uma pisada assimétrica.



INDICAÇÕES

• Dor Articular (tornozelo, joelho e quadril);

• Canelites, Fascite Plantar e Esporão do Calcâneo;

• Lombalgias/Dorsalgias/Cervicalgias;

• Má postura/Escoliose;

• Artrose;

• Palmilhas Esportivas
(Corridas, Musculação, Basquete, Futebol, Tênis e etc).


CALO

O Que é Calo

O calo é o espessamento das camadas da pele como resposta do nosso corpo a alguns estímulos externos, como o atrito e a hiperpressão local. Esse espessamento acontece para proteger as camadas mais internas da região onde se formam essas calosidades.


Normalmente os calos não causam dor, mas, em alguns casos, podem causar desconforto.


Como Tratar e Prevenir o Calo

Para prevenir o aparecimento dos calos, a causa deles deve ser sanada. Deve-se evitar os calçados apertados que causam atrito com o pé e os dedos, e é recomendado o uso de palmilhas que vão distribuir melhor as pressões. A palmilha posturais realinha a pisada e redistribui as pressões na sola do pé, retirando os pontos de hiperpressão que causam os calos.


CANELITE

O Que é Canelite

Canelite, também conhecida como periostite da tíbia, é uma lesão por overuse(excesso de carga), muito ligada à corrida e às práticas esportivas com traumas repetitivos. É uma inflamação que acomete o periósteo (membrana que envolve o osso) tibial e aparece quando a musculatura e as estruturas ao redor da tíbia não suportam a carga imposta.


Como Tratar e Prevenir a Canelite

O indivíduo precisa usar calçados adequados (que maximizam o amortecimento de impacto, de acordo com a atividade exercida) A palmilha tem o intuito de corrigir os desalinhamentos, como a pronação excessiva , melhorando muito o amortecimento da carga.


MEMBROS E DORES

O Que é Diferença de Membros

Quando um indivíduo tem uma das pernas menor que a outra chamamos de desigualdade ou diferença de membros inferiores. Geralmente, quando são discretas não causam alterações, mas podem ocasionar desalinhamentos e dores, principalmente para os praticantes de atividades físicas repetitivas e/ou de impacto.


A compensará a diferença de altura com uma elevação no retropé e, consequentemente, realinhará todo o corpo, além de prevenir a progressão dos desalinhamentos. A compensação pode ser feita integralmente (de acordo com a diferença de membros) ou pode ser feita de forma progressiva, para que o corpo se adapte à correção.


Dor no Joelho

As causas da dor no joelho são decorrentes de diversos fatores, justamente por causa da complexidade dessa articulação. As principais explicações para esse tipo de dor geralmente estão relacionadas com a sobrecarga, que pode ser tanto pelo sobrepeso quanto pela carga exacerbada de exercícios físicos; a falta de estabilidade, que deixará a articulação vulnerável; e os desalinhamentos, que prejudicarão a estabilidade da articulação e sobrecarregarão algumas estruturas.


Por ser uma região formada por muitas estruturas, as causas da dor no joelho podem variar de acordo com cada caso. Devido a isso, o tratamento deverá ser prescrito apenas por profissional capacitado, como um médico ou fisioterapeuta, após avaliação minuciosa do joelho. A palmilha proporciona o realinhamento dos pés e tornozelos , consequentemente, evita o desalinhamento nos joelhos. Com isso, há uma melhor distribuição das pressões nos tornozelos e pés, o que auxilia na eliminação e prevenção da dor

TORNOZELO

Dor no Tornozelo

O tornozelo tem função principal de receber a carga do corpo e transmiti-la para os pés, que, por sua vez,adaptam o corpo ao solo e distribuem a carga nas irregularidades do terreno. Por assumir toda essa carga, é comum que o tornozelo acumule alguns estresses, portanto, está propenso a lesões, dores e incômodos.


A dor no tornozelo pode ocorrer devido a entorses, fraturas, traumas e algumas patologias, como artrose e tendinites, mas principalmente pela sobrecarga e a forma inadequada e desalinhada de pisar. A palmilha tem o objetivo de evitar e aliviar as dores na região inferior do corpo. No caso das dores no tornozelo, ela atua diretamente para dar estabilidade, corrigir a pisada e amortecer o impacto. Pode corrigir os desalinhamentos em valgo ou a pisada pronada e em varo ou a pisada supinada, dependendo de cada caso.


O Que é Entorse de Tornozelo

A entorse de tornozelo é uma das lesões mais comuns no mundo esportivo e ocorre, normalmente, de forma traumática e devido à inversão excessiva (quando o pé vira para fora bruscamente) do pé durante a realização de atividades cotidianas, como andar, correr ou saltar As palmilhas proporcionam o reajuste da pisada e a melhor distribuição das cargas nos pés, com auxílios de estabilizadores de calcâneo, o que diminui os riscos de entorse no tornozelo.

ESPORÕES E JOANETES

O Que é Esporão de Calcâneo

Esporão de calcâneo é uma espícula óssea que cresce no calcâneo (osso do calcanhar), no local onde a fáscia plantar se prende. No esporão de calcâneo, o desenvolvimento ósseo anormal acontece geralmente por uma tração exacerbada da fáscia no calcâneo, que leva o corpo a depositar cálcio no local formando a espícula. A palmilha tem o intuito de redistribuir a pressão plantar, tratando a causa do esporão e diminuindo a inflamação, com palmilhas tipo conforto, ajudando no amortecimento do impacto sobre o solo.


O Que é Fascite Plantar

A fáscia plantar é um tecido fibroso localizado ao longo da planta do pé, do calcanhar até a ponta dos dedos. Fascite plantar é a inflamação que ocorre devido a um estresse excessivo dessa região A fascite pode ser confundida com esporão de calcâneo, pois a fáscia se estende pela mesma região do calcanhar e, após longos períodos de sobrecarga, pode causar o esporão.


Mas não são a mesma coisa. A palmilha atua dando suporte ao arco plantar e, consequentemente, à fáscia plantar, de forma que a sobrecarga sobre ela seja retirada em cada passo. No caso do pé cavo, a palmilha aumenta a área de contato e melhora o amortecimento desse pé. No caso do pé chato e hiperpronado, a palmilha oferece apoio ao arco e alinha a pisada, retirando a carga da fáscia plantar. Além disso, a palmilha sob medida consegue promover o alongamento da fáscia, quando necessário, aliviando os sintomas.


O Que é Joanete

O joanete é uma alteração anatômica caracterizada pelo desvio do dedão (hálux) em direção aos outros dedos e do primeiro metatarso (osso do pé) para dentro, criando uma proeminência no lado de dentro do pé.
O joanete é progressivo e uma vez que as alterações forem instauradas no pé elas não regridem. Então, quanto mais cedo o paciente mudar alguns hábitos e iniciar tratamento, maior a chance de evitar uma intervenção cirúrgica A palmilha atua corrigindo a pronação, com uma cunha interna e um apoio específico ao arco plantar, retirando a força excessiva sobre o dedão (hálux), impedindo a evolução do joanete e melhorando a estética e função do pé.

O Que é Metatarsalgia

Esporão de calcâneo é uma espícula óssea que cresce no calcâneo (osso do calcanhar), no local onde a fáscia plantar se prende. No esporão de calcâneo, o desenvolvimento ósseo anormal acontece geralmente por uma tração exacerbada da fáscia no calcâneo, que leva o corpo a depositar cálcio no local formando a espícula. A palmilha tem o intuito de redistribuir a pressão plantar, tratando a causa do esporão e diminuindo a inflamação, com palmilhas tipo conforto, ajudando no amortecimento do impacto sobre o solo.


O Que é Fascite Plantar

Metatarsalgia é uma dor que acomete a região anterior aos dedos, que ocorre em casos de muita pressão durante o caminhar. Na metatarsalgia ocorre uma sobrecarga muito grande nas cabeças dos metatarsos, que pode levar a inflamação, dor, inchaço e até fraturas por stress. Normalmente, acomete o segundo e terceiro metatarsos, frequentemente está acompanhada de calosidades e piora ao andar descalço.
A palmilha redistribui a pressão que está concentrada sob os metatarsos, aliviando a pressão na região. Além disso, ela tem um apoio retrocapital chamado piloto, que promove um suporte ao arco transverso, aumentando o espaço entre os ossos da ponta do pé, melhorando o apoio nas cabeças dos metatarsos e eliminando a dor.

O Que é Neuroma de Morton

O neuroma de Morton é um espessamento do nervo interdigital, que passa entre os dedos do pé, normalmente entre o terceiro e o quarto dedos, causando dormência e dor na ponta do pé (nos metatarsos). Nessa condição, os ossos do pé, chamados de metatarsos, têm o espaço reduzido entre si e pinçam as estruturas que passam dentre eles. Com isso, é iniciado um crescimento desordenado do nervo interdigital, que na maioria das vezes passa entre o terceiro e quarto metatarsos.
Esse nervo aumenta de tamanho, o que piora ainda mais a compressão, causando incômodo e dor na região A palmilha redistribui a pressão que está concentrada sob os metatarsos, aliviando as pressões região. Além disso, ela possui uma elevação retrocapital (anterior aos metatarsos), que promove um suporte ao arco transverso do pé, aumentando o espaço entre os ossos metatarsos, abrindo caminho para o neuroma e eliminando a dor. O Que são Pé Chato e Pé Cavo O pé chato e o pé cavo são variações anatômicas dos tipos de arco dos pés. Essas variações são, normalmente, hereditárias e estão ligadas à área da sola do pé que o indivíduo usa como apoio. Essas variações podem deixar a pessoa mais suscetível a alguns tipos de lesão nos pés, principalmente se houver prática de esportes de impacto, como a corrida.
O arco do pé normal é o mais comum e o mais eficiente quando se fala em distribuição de cargae amortecimento de impacto. Quando há variação anatômica de altura desse arco, tanto para os arcos mais baixos (pés chatos ou planos) quanto para os arcos mais altos (pés cavos), há uma perda de eficiência do amortecimento e absorção do impacto A palmilha para cada alterações no tipo de arco possui um apoio de arco específico para cada caso, de forma que para casos de pés cavos (com arcos altos) a palmilha tem um grande suporte, aumentando muito a área de contato do pé com solo.
Com iso, previne e elimina as dores decorrentes desse tipo de pé. Para o caso de pé plano/chato, a palmilha tem um arco mais baixo, de maneira que devolve um pouco da estrutura perdida pelo pé, melhorando a absorção de impacto, prevenindo e eliminando as dores. Essas correções podem ser feitas para qualquer sapato e em qualquer idade.

HIPERHIDROSE E TENDINITE

O Que é a Tendinite do Calcâneo

Tendinite de calcâneo é uma condição degenerativa do tendão do calcâneo, antes chamado de Tendão de Aquiles. Essa condição normalmente acomete praticantes de atividades físicas e pode chegar ao rompimento desse tendão, caso o tratamento não seja eficaz. A tendinite de calcâneo tem uma relação muito íntima com atividade física. 70% dos pacientes que desenvolvem essa patologia praticam esportes e 9 em cada 10 desses pacientes são corredores A palmilha desloca suavemente o centro de massa do corpo para frente, com uma elevação na região posterior do pé (sob o calcanhar).
Sendo assim, o músculo tríceps sural (panturrilha) faz menos força para impulsionar o corpo, além de não tracionar o tendão. Isso reduzirá a carga sobre o tendão e diminuirá a inflamação e a dor. Além disso, a palmilha corrige desalinhamentos e melhora a mecânica do caminhar ou do correr, resolvendo a causa do problema.um pouco da estrutura perdida pelo pé, melhorando a absorção de impacto, prevenindo e eliminando as dores. Essas correções podem ser feitas para qualquer sapato e em qualquer idade.


O Que é Hiperhidrose

É a ocorrência de suor excessivo no corpo devido a uma disfunção do sistema nervoso simpático. As glândulas sudoríparas produzem mais suor do que o necessário, inclusive nos pés. oferecemos uma palmilha com a cobertura de microfibra Hidrotexcel especialmente desenvolvida para contribuir na absorção do suor em excesso nos pés.


Baropodometria Postural

É uma tecnologia de avaliação complementar. Auxilia na avaliação da postura corporal humana. Sendo um exame objetivo e quantitativo registra as pressões plantares sobre uma plataforma composta de sensores.
Mensura e compara as pressões desenvolvidas nos diferentes pontos da região plantar tanto na posição em pé ou na marcha. Pode ser utilizada para comparar o pré e pós-tratamento.