O Método Pilates e os seus benefícios para a terceira (melhor) idade
Não é de hoje que as pessoas da terceira idade estão buscando se manter mais ativas para cuidar cada vez mais da saúde. E o método Pilates para idosos pode ser um grande aliado para ajudar nessa fase da vida, melhorando a qualidade de vida destas pessoas que buscam o Pilates como atividade física.
Porém, por mais saudável que se viva, os idosos tendem a um desgaste progressivo do corpo, e por isso merece um olhar diferenciado na prática de qualquer tipo de esporte, inclusive no Pilates.
O Método Pilates baseia-se em seis princípios essenciais: o centro de força (powerhouse), concentração, controle, precisão, respiração e fluidez. Que se preconiza, através de exercícios de baixo impacto, feitos no solo ou com a utilização de aparelhos e acessórios, o trabalho conjunto de força muscular, coordenação, flexibilidade, alinhamento postural e propriocepção.
Além disso, os exercícios são realizados com o máximo de atenção direcionada ao controle do movimento, o que induz aos músculos a responderem de forma mais rápida e com maior precisão aos estímulos obtendo maior qualidade de movimento de forma controlada.
O que poucos sabem, é que muitos especialistas descrevem o Pilates como uma atividade perfeita para idosos, pois além de trazer diversos benefícios que iremos explicar, é essencial que continue se exercitando na terceira idade. Isso porque a falta de cuidados e prevenção pode trazer dores, insônia, dependência de terceiros, sem falar dos acometimentos neurológicos, como o Alzheimer, o Parkinson, derrames cerebrais, etc.
Durante o envelhecimento o organismo perde massa muscular, diminuindo assim o metabolismo e reduz a densidade óssea, tornando assim a pessoa bem mais vulnerável a inúmeras doenças na coluna, outras articulações e no coração.
O método Pilates para os idosos, é uma das melhores alternativas para o público nessa fase da vida pois combina exercícios com baixo impacto, trabalha os músculos específicos a cada necessidade, a coordenação e o fortalecimento, além da conservação da massa muscular e condicionamento cardiovascular.
O Pilates para idosos, é um exercício físico que não apresenta muito impacto, o que o torna seguro. O método trabalha em áreas do corpo que são fundamentais para qualquer pessoa, principalmente na terceira (melhor) idade, pois se trabalha principalmente corrigindo a postura, ativando a circulação e fortalecendo os músculos, através de exercícios, que estimulam o corpo a obter uma maior flexibilidade e força, além de auxiliar as articulações propensas a artrose e dores generalizadas.
Além disso, o método Pilates também visa o fortalecimento do assoalho pélvico, pois auxilia na incontinência urinária e aumenta a força muscular do períneo.
Confira mais especificamente outros benefícios para os idosos praticantes do Pilates:
- Alívio da dor;
- Alívio do estresse;
- Prevenção de lesões;
- Melhora dos reflexos;
- Melhora a mobilidade;
- Melhora a flexibilidade;
- Maior percepção dos movimentos;
- Melhora do equilíbrio;
- Melhora da velocidade de andar;
- Melhora da auto-estima;
- Diminuição da depressão;
- Mantém o peso corporal;
- Fortalece os músculos das pernas e costas;
- Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea;
- Ajuda no controle do Diabetes, artrite e doenças cardiovasculares;
- Melhora as reações posturais.
Sendo assim cabe ao Fisioterapeuta especializado, indicar corretamente os exercícios direcionados ao público de terceira idade, para que eles alcancem os objetivos que buscam. Quando feito de forma individualizada e personalizada, de acordo com cada necessidade, os benefícios citados serão alcançados e a com a prática frequente do método, a qualidade de vida aumentará cada vez mais.
Para saber mais sobre o método pilates, acesse o tópico na aba de serviços do site!
Postagens Relacionadas
Comments are closed