Você sabe o que é canelite?
Extremamente comum entre os corredores de rua, a temida canelite é a denominação dada a uma inflamação dos tecidos moles da perna (canela), tendões, músculos e periósteo. É conhecida também popularmente como Síndrome de estresse do medial tibial ou periostite medial de tíbia.
“Os sintomas são presenças de dores na parte frontal de canela, sendo que ela se intensifica no início e no término dos exercícios (treinos) por conta do aquecimento físico e aumento do fluxo sanguíneo, amenizando a dor. Porém, depois de algum tempo, devido ao aumento de pressão sobre a canela a dor aumenta novamente”, explica o fisioterapeuta Josué Storck, da Clínica Shen.
O calçado correto é essencial! Isso pode exigir a visita de um profissional especializado para te ajudar na escolha do tênis ideal. Foi o que aconteceu com a empresária e corredora de rua, Aline Rodrigues Moro, que desenvolveu a lesão devido ao acessório, entre outros aspectos. “Engravidei e por conta disso fiquei cinco anos sem correr, quando meu filho estava mais independente, eu retomei a atividade física e aí a canelite veio com tudo. Meu grande erro foi correr todos os dias 5 km, com mesmo tênis e com forte impacto de calçada que é geralmente muito irregular. Já fazia pilates, mas mudei o foco para o fortalecimento durante a prática de exercícios físicos. Hoje faço apenas como manutenção e posso afirmar que o pilates me salvou, porque o fortalecimento é essencial para o impacto que o corredor tem na rua. Outra coisa que o Josué faz bem interessante é uma reabilitação específica para quem tem canelite, com uso de aparelhos exclusivos que tiram os nódulos na perna”, afirma Aline.
A causa central da canelite é o grande impacto sofrido pela região da perna em questão. Nela são criados microtraumas pela exagerada pressão de esforço nela exercida sem que a mesma esteja em condições de sofrê-la; como o já falado uso inadequado do tênis, correr em terreno rígido demais, dar passadas longas demais; falta de preparo físico adequado com realização de exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura; fatores genéticos; execução de exercícios físicos sem orientação profissional e intensificação de esforço físico sem o devido preparo, entre outros.
“Eu comecei uma dor muito forte na perna na parte interna, procurei um ortopedista ele me pediu uma ressonância Quando saiu o resultado levei para o médico não deu nenhuma lesão, ele me disse que provavelmente era uma canelite. Procurei o Josué onde ele fez um ótimo trabalho com o pilates e as sessões de fisioterapia. O pilates realmente foi muito importante no tratamento da canelite”, conta a empresária Eliana Jacomossi.
Ainda de acordo com o fisioterapeuta Josué Storck para prevenir a canelite você deve trocar de tênis, não exagerar nos exercícios e fazer o fortalecimento muscular por meio do pilates. Não podendo esquecer que o descanso é imprescindível para ter uma vida saudável e por fim, emagreça. Quer saber mais? Agende uma avaliação nosso especialista. Acesse: https://goo.gl/vwdFkD
Postagens Relacionadas
Comments are closed