Você já ouviu falar em Ozonioterapia?
A ozonioterapia é um tratamento natural que faz parte do campo da Medicina Complementar e que utiliza a mistura de ozônio (O3) e de oxigênio puro (O2), produzido por uma máquina geradora de ozônio.
Após ser administrado no corpo humano, o ozônio reage com o plasma celular e se dissocia, ativando enzimas antioxidantes responsáveis por combater os radicais livres nocivos às nossas células e melhorando a oxigenação/metabolismo dessas células. Dessa forma, favorece a melhora do sistema imunológico e ajuda a prevenir as diversas doenças inflamatórias e neurodegenerativas que são causadas pelo excesso de radicais livres. Dentre elas, podemos citar aterosclerose, câncer, esclerose múltipla, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, asma, colites, Síndrome de Crohn, artrites e o envelhecimento precoce.
O poder oxigenante do ozônio é superior ao do oxigênio. Dessa forma, ele melhora a circulação sanguínea através dos capilares, mediante discreto aumento da pressão arterial, potencializando a capacidade de distribuição e absorção do oxigênio nos eritrócitos. Como resultado, ocorre uma notável melhora na microcirculação e, consequentemente, na oxigenação para os tecidos, intensificando a regeneração e cicatrização tecidual. Também tem a capacidade de reduzir a agregação plaquetária. Por isso, a ozonioterapia pode favorecer as pessoas que sofrem com doenças cardiovasculares, úlceras nas pernas e pés, bem como pode auxiliar os atletas que buscam melhorar o desempenho físico e prevenir lesões musculares e articulares.
O ozônio também tem propriedades bactericidas, fungicidas e antivirais, podendo ser utilizado no tratamento de doenças alérgicas, otite, sinusite, disbiose intestinal, feridas infectadas e doenças infecciosas, como a herpes zoster e hepatites virais.
Concluindo, quando administrado em baixas concentrações, o ozônio ativa o sistema imunológico, que produz mensageiros especiais (citocinas) responsáveis pela aceleração do processo inflamatório no combate de infecções e do início de cicatrização, e ativa os sistemas antioxidantes e removedores de radicais livres do próprio corpo. Assim torna-se possível compreender o motivo do ozônio poder ser usado como coadjuvante no tratamento de diversas doenças.
Para saber mais sobre a ozonioterapia, acesse o tópico na aba de serviços do site!
Postagens Relacionadas
Comments are closed