Coronavírus: entenda um pouco da doença que está parando o mundo
No momento, precisamos parar. A necessidade de diminuir o ritmo e falar sobre o Coronavírus é emergencial, afinal, é um problema que mexe com o mundo todo, altera o comportamento humano e leva a reflexões profundas.
Voltando um pouco na história, descobrimos que o primeiro registro do Coronavírus é datado de 1937, entretanto, a denominação do nome, só veio em 1965.
O Coronavírus pode aparecer em algumas versões, porém todos pertencem a mesma família de vírus e causam infecções respiratórias.
O novo Coronavírus surgiu ano passado, na China e provoca a doença COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019”, ou seja, doença do coronavírus.
Para se ter uma ideia, até a produção desse conteúdo, em 18 de março de 2020, quase 8 mil pessoas morreram vítimas do COVID-19.
De uma maneira geral, o quadro do Coronavírus pode variar de leve para moderado, se assemelhando muito com uma gripe.
Normalmente, os casos mais graves são entre idosos e pessoas que possuam outros problemas de saúde e consequentemente tenham o sistema imunológico mais baixo.
Fazem parte do grupo de risco, pessoas com mais de 60 anos de idade, doenças crônicas, cardiovasculares e respiratórias.
Entre os desafios que todos enfrentamos, estar bem informados sobre prevenção, sintomas e como agir caso alguém próximo esteja contaminado, é primordial.
Sendo assim, confira as dicas que separamos:
Transmissão:
- A transmissão do Coronavírus pode ocorrer pelo ar ou por contato com secreções como espirro, tosse, catarro, gotículas de saliva;
- Contato próximo, como: toque ou aperto de mão com pessoa infectada;
- Contato com objeto ou superfícies contaminadas, seguido de contato com boca, nariz ou olhos.
Sintomas:
Os sinais são semelhantes aos de um resfriado comum, no entanto, é preciso atentar-se para:
- Febre;
- Tosse;
- Dificuldades para respirar.
Quando isso acontecer evite:
- Contato com outras pessoas;
- Procure um serviço médico imediatamente;
- Siga os cuidados recomendados.
Prevenção:
- Lave as mãos com água e sabão;
- Use álcool em gel;
- Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
- Evite aglomerações se estiver doente;
- Mantenha os ambientes bem ventilados;
- Não compartilhe objetos pessoais.
Lembre-se:
Estamos vivendo um período de pandemia, que se espalha rapidamente pelo mundo, portanto, desacelerar a disseminação, para que ela aconteça aos poucos, ao longo dos próximos meses e não em poucos dias, é o nosso maior desafio.
Segundo estimativas, cerca de 80% da população dos países onde o Coronavírus se propagou, sofrerá com o problema, o que no Brasil equivale a 170 milhões de pessoas.
Por tudo isso, quem puder, mantenha a recomendação do isolamento, para evitarmos um colapso do sistema de saúde.
Nesse momento, o papel individual deve atuar em prol da coletividade!
Na Clínica Shen, sempre valorizamos a saúde de nossos pacientes, harmonizando mente e corpo. Devido aos nossos protocolos especiais, sempre praticamos a prevenção contra vírus e com o Coronavírus não é diferente.
Qualquer dúvida, estamos à disposição e prontas para te atender com total segurança. Entre em contato conosco!
Postagens Relacionadas
Comments are closed