A Osteopatia em Atletas Amadores
A Osteopatia é um tratamento manual, que busca através das técnicas tornarem o paciente mais móvel e equilibrado fisicamente. Para os praticantes de atividade física, ela pode ser utilizada para prevenção ou reabilitação, por dispor de uma abordagem distinta, sem a utilização de remédios e que opta pela análise do paciente como um todo.
“A técnica tem como objetivo encontrar as restrições de mobilidade do corpo. No caso de esportistas, eles podem apresentar adaptações no corpo oriundas do esporte ou até mesmo da infância e que podem gerar sobrecargas e inflamações de repetições. Um exemplo bem comum de como uma lesão pode não ter proximidade com a causa, é o indivíduo que tem uma pisada incorreta e apresenta dores no joelho ou quadril. As sessões podem ser realizadas a cada 10 dias, variando muito de acordo com o grau da lesão e tempo que ela existe”, fala Mateus Souza, fisioterapeuta e certificado em Osteopatia, da Clínica Shen.
A técnica estimula a autocura e corrige adaptações de mobilidades por qualquer esporte, e ainda garante assegura o desempenho e bem-estar do atleta. Por meio de um exame físico e minucioso, o objetivo da técnica é entender de onde vem a dor e qual sistema esta sendo influenciado ou influenciando. Segundo Mateus, a prevenção será sempre a melhor saída, é claro que o atleta que não apresenta sintoma, dificilmente julga ser importante uma avaliação-tratamento preventiva. Mas isso pode ser de extrema importância, uma vez que pode evitar danos mais graves.
“Faz quase um ano que frequento a Clínica Shen, me tratando com Dr. Mateus e posso afirmar com toda clareza que se não fosse por ele e suas técnicas corretivas da osteopatia, já teria me lesionado há muito tempo. Pratico CrossFit há dois anos, e é uma modalidade de treino que se apropria de diversos movimentos funcionais constantemente variados em alta intensidade. Eu encaro a osteopatia como uma medicina preventiva, atuando para eliminar os fatores que impedem o organismo de funcionar de forma saudável, uma vez que o corpo humano é um sistema capaz de se autorregenerar. Recomendo a todos e qualquer praticante de esportes o tratamento de Osteopatia”, indica o administrador Marcelo Golhiardi.
A utilização da Osteopatia é sugerida pela Organização Mundial da Saúde, pois não trata apenas a âmbito muscular, quem sofre de outras enfermidades também encontra alívio, é o caso da diretora de empresa, Telma Valdanha Bombonato. “Cheguei à osteopatia por indicação de uma fisioterapeuta que faz auriculoterapia em mim e o meu problema era enxaqueca. O tratamento foi excelente porque na primeira sessão eu já senti melhora. A osteopatia era algo desconhecido para mim, se eu soubesse, teria iniciado há muito tempo, hoje frequento apenas preventivamente. O Mateus é um excelente profissional, além de um ser humano incrível, por conta da sua dedicação, acabei arrastando toda a família para ele cuidar”, relata Bombonato.
O fisioterapeuta alerta quanto ao primeiro passo para o diagnóstico do paciente quando chega ao seu consultório. “A dor procede qualquer sintoma, porém a perda de mobilidade/flexibilidade de uma ou mais região do corpo, pode ser um indicativo de ir até o consultório. Durante a avaliação sempre mostro ao paciente as compensações físicas visuais e dinâmicas que ele possui, alguns inclusive assustam de ver quanta discrepância”, descreve Souza.
Muitos ainda desconhecem os benefícios da osteopatia, no Brasil, para exercer essa especialidade, tem que estudar quatro anos e somente fisioterapeutas são aptos a desenvolver esta técnica, apesar disso tem crescido muito o número de osteopatas no país diante dos resultados positivos nos tratamentos e a variedade de doenças por ela tratada. Quer saber mais sobre a Osteopatia? Marque uma consulta com nosso especialista na Clínica Shen, saiba mais em: https://goo.gl/cBBvss
Postagens Relacionadas
Comments are closed