Ozonioterapia e os benefícios para atletas
Você certamente já ouviu falar de Ozonioterapia, especialmente quando o assunto é recuperação física.
Rafael Nadal, Cristiano Ronaldo e grandes nomes do esporte internacional já utilizaram a Ozonioterapia para tratamento, entretanto, você realmente conhece todos os seus benefícios?
Segundo a Associação Brasileira de Ozonioterapia a técnica é um tratamento que pode ser usado contra inúmeras patologias, inclusive sendo aplicada de modo isolado ou complementar.
Com uma poderosa ação anti-inflamatória e analgésica, a Ozonioterapia ajuda na recuperação de lesões, redução do desgaste físico e até para prevenção de outros problemas.
Outras vantagens da Ozonioterapia para os atletas são:
- A técnica não é considerada dopping;
- Não possui efeitos colaterais;
- A diminuição da dor se estabelece desde as primeiras sessões;
- Não exige cuidados especiais e o atleta pode realizar suas atividades normalmente.
Basicamente, a Ozonioterapia é um tratamento que combina gases oxigênio e ozônio que, podem ser administrados por diversas vias, entre elas:
- Tópica (passando óleo ou água ozonizada no local);
- Banho e sauna de ozônio;
- Endovenosa;
- Intramuscular;
- Intra-articula;
- Para-vertebral;
- Intra discal;
- Insuflação (retal, vaginal e na bexiga);
- Sub-cutâneo;
- Injeção direta em tumores, entre outras.
Apesar de ter sido descoberto em 1840, pelo pesquisador alemão Christian Friedrich Schoenbein, somente em 1914 o gás ozônio foi utilizado como tratamento.
Na época, acontecia a 1ª Guerra Mundial e médicos alemães e ingleses utilizavam o ozônio para tratamento de feridas em soldados.
Pesquisas históricas comprovaram que desde o século XIX, a Ozonioterapia médica era usada na Alemanha, inicialmente para combater a ação de bactérias e germes na pele humana.
Em 1935, Erwin Payr, importante cirurgião austríaco e professor em Leipzig, experienciou o tratamento com ozônio e pouco tempo depois apresentou uma publicação intitulada de “O tratamento com ozônio na cirurgia”.
Apesar de antigo, a dificuldade de encontrar materiais adequados e resistentes à oxidação, engavetou a técnica durante muito tempo.
Reconhecida pelo Sistema de Saúde de nações mundo afora, hoje a Ozonioterapia é praticada nos 5 continentes e em março de 2018, o Ministério da Saúde brasileiro anunciou a inclusão da técnica à lista de Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde.
Entre as lesões mais comuns tratadas por atletas através da Ozonioterapia estão:
- Tendinite patelar;
- Leões nos ligamentos cruzados;
- Meniscos;
- Cotovelos;
- Dores nos ombros;
- Tendinite;
- Bursite;
- Contraturas musculares;
- Hérnia de disco;
- Além de feridas e escoriações.
Entre os efeitos da Ozonioterapia, destacam-se:
- Bactericida;
- Fungicida;
- Antiviral;
- Analgésico;
- Anti-inflamatório;
- Antioxidante;
- Imunossupressor;
- Cicatricial.
Não por acaso, a Ozonioterapia é considerada uma das maiores descobertas, quando o assunto é uma técnica terapêutica, entretanto é bom lembrar que a quantidade de dose deve ser controlada, sendo que, existem protocolos médicos para cada tratamento terapêutico.
A Clínica Shen, oferece um espaço diferenciado, com uma equipe de qualidade, que tem como o principal objetivo solucionar os problemas dos pacientes de forma humanizada e individualizada.
Entre em contato conosco, agende sua consulta e se beneficie da Ozonioterapia com qualidade, eficácia e segurança.
Postagens Relacionadas
Comments are closed