Outubro Rosa: saiba mais sobre a importância dessa causa
Origem da Campanha Outubro Rosa
A Fundação Susan G. Komen For The Cure, localizada em Nova Iorque/Estados Unidos, foi a pioneira na realização desse ato, organizando uma corrida a fim de arrecadar dinheiro para essa causa e informar sobre o câncer de mama.
Durante a corrida, os participantes usavam um laço rosa na altura do peito. Isso ficou caracterizado como o símbolo do movimento. Desde então a corrida passou a acontecer anualmente e aos poucos os países vizinhos começaram a aderi-la.
Movimento aderido pelo Brasil
Em 2002, mulheres brasileiras que já conheciam a campanha Outubro Rosa juntaram-se à uma empresa de cosméticos Europeia e iluminaram o Obelisco do Ibirapuera com luzes cor de rosa durante todo o mês de outubro.
Por que é importante dissertar e alertar sobre esse assunto?
Você sabia que o câncer de mama é o segundo tipo de tumor que mais acomete mulheres no mundo? Perde apenas para o câncer de pele, chegando causar a morte de quase 19 mil mulheres por ano.
Ele ocorre devido à uma mutação genética e, geralmente, seus sintomas se manifestam entre os 50 e 60 anos. Por isso é indicado que mulheres acima de 40 anos façam anualmente o exame de mamografia, pois quando diagnosticado precocemente, suas chances de cura são de 90%.
Pacientes com histórico familiar de câncer de mama estão inclusas em um grupo de risco que exige mais atenção e devem começar o tratamento antes dos 40, mas isso não significa que as demais não devam se policiar, visto que são muitos os casos em que a doença não está presente no histórico e, mesmo assim, acaba aparecendo.
Tratamento do Câncer de Mama
Cirurgia e sessões de rádio ou quimioterapia são os tratamentos comuns para essa doença. Mas, pelo fato dela se manifestar de maneiras diferentes em cada paciente, o tratamento pode variar, não podendo deixar de lado o acompanhamento psicológico, que também é de extrema importância para ajudar na maneira com que a paciente lida com os sintomas.
Serviços da Clínica Shen que auxiliam na prevenção e tratamento do câncer de mama
Massagem: Através das massagens usadas para uma terapia complementar, os pacientes relatam ter uma melhora significativa na diminuição de dores, estresse, ansiedade, depressão, raiva e fadiga, além da melhora na circulação sanguínea.
Aromaterapia: Os óleos essenciais podem desempenhar um papel determinante na luta contra o câncer, devido ao equilíbrio proporcionado por eles à frequência de nosso corpo. O reconhecimento dos agentes potentes que existem nos óleos essenciais têm crescido cada vez mais e, sua atuação na prevenção de doenças como o câncer, são inegáveis.
Acupuntura: Também utilizada como terapia complementar, a acupuntura age estimulando respostas do sistema neuroendócrino através do sistema nervoso periférico e central, liberando neurotransmissores opilóides, como endorfina, monoamina e serotonina, interferindo diretamente na qualidade de vida do paciente.
Aproveite a iniciativa do mês de outubro rosa e declare seu amor por você mesma! Procure já seu médico e faça os devidos exames!
Postagens Relacionadas
Comments are closed