O legado de John Whitmore
No dia 28 de abril, o mundo perdeu John Whitmore, pioneiro do coaching no ambiente corporativo. Seu legado é indiscutível, sua perda será sentida em grande escala pelas pessoas de alguma forma influenciada por seu trabalho e coaches serão eternamente gratos pela contribuição que ele fez.
“O John tem uma história de vida interessante, ele era piloto de automobilismo e parou com essa atividade por um bom tempo. Quando retornou ao esporte, notaram que a defasagem era muito pequena. Após estudarem sua vida, perceberam que ele aplicou técnicas hoje já reconhecidas de coaching, o que o fez assimilar muita coisa na sua vida”, conta o master coach Thiago Baptista.
John Whitmore foi o principal incentivador de coaching, desenvolvimento de liderança e melhoria de desempenho no local de trabalho em nível mundial. Um pensador preeminente no desenvolvimento de liderança e mudança organizacional. Ele escreveu cinco livros sobre liderança e coaching e esportes, sendo Coaching para Performance o mais conhecido, com um milhão de cópias vendidas em 23 idiomas. Este livro apresentou ao mundo o modelo GROW, criado por Whitmore e seus colegas na década de 1980.GROW tornou-se ferramenta favorita dos gestores e treinadores em todo o mundo, graças a sua eficiência na resolução de problemas e definição de metas, ajudando a maximizar e manter a realização pessoal, prazer e produtividade.A quinta edição do Coaching para Performance foi concluída pouco antes de sua morte.
“Meta, objetivo, realidade e o que fazer em relação a determinado tema, em síntese, é o que representa a ferramenta GROW, brilhantemente desenvolvida por Whitmore e que serve como dinâmica de diálogo em quase todo o tempo, nos processos de coaching. Esse é um bom motivo para sempre reverenciarmos o legado de Whitmore deixado para todos nós”, avalia Baptista.
Whitmore foi o pioneiro no treinamento no ambiente de trabalho, incluindo programas de capacitação de liderança e gestão. Seu trabalho foi a base para o nascimento e explosão da indústria de coaching que vimos, atualmente, disseminado pelo mundo, e que agora está ajudando o negócio se transformar de dentro para fora. Ele também criou Transpersonal, uma ferramenta para treinadores experientes que desejam adquirir princípios e técnicas de capacitação de ponta, para ajudar os seus clientes a descobrir o poder e a eficácia de quem eles são e criar uma mudança profunda e significativa.
Postagens Relacionadas
Comments are closed