Inteligência emocional no mundo corporativo
O equilíbrio do quociente emocional em empresas parece ser um dos maiores desafios da vida atual. Os desafios da cultura, da política, da pressão dos colegas de trabalho, da concorrência, da segurança e do equilíbrio entre o trabalho e a vida realmente são desafios na vida de qualquer pessoa. Por isso, é comum se esconder os verdadeiros sentimentos e projetos, deixando em evidência apenas o que outro gostaria de ver. A rotina, muitas vezes, mata a diversão e as pessoas se comportam como máquinas. Esta máquina, como a mentalidade, pode tornar as pessoas insensíveis ao que está acontecendo ao seu redor, o que começa a refletir na vida pessoal. Sendo assim, torna-se importante compreender as próprias necessidades emocionais em relação aos outros e encontrar uma forma saudável de autoexpressão e reconhecimento adequado do outro. Domar tudo isso chama-se inteligência emocional.
“A inteligência emocional é você aliar razão e emoção em uma reação sua, que pode ser enérgica ou pacífica, desde que ela tenha resultado sábio, tanto para você, quanto para a pessoa que está envolvida, e isso não te custe energicamente ou emocionalmente. Inteligência emocional é o equilíbrio entre a razão e emoção” detalha o master coach Thiago Baptista, da Clínica Shen.
Equilibrar todas essas emoções para uma automelhoria contínua e atender as expectativas do local de trabalho é como andar em uma espada afiada. Em meio à cultura interna, política interna e objetivos pessoais, é preciso estar absolutamente alerta e comprometido em manter-se focado de forma positiva e se reciclar de tempos em tempos e, para isso, o processo de coaching pode ser libertador.
“O trabalho do coach permite uma investigação nesse sentido de você saber de que maneira suas respostas estão influenciando na sua vida. Como elas estão fazendo a conexão do seu comportamento com as suas capacidades. Em resumo, o coaching vai ajudar quais padrões você deve manter e que estão tornando sua inteligência emocional melhor e quais precisa mudar”, conta Baptista.
Se você quer ser realmente bem sucedido no mundo corporativo, é absolutamente necessário que você encontre um equilíbrio emocional certo e saudável para si mesmo em meio a tudo ao seu redor e seus próprios objetivos. Muitas técnicas e ferramentas estão disponíveis durante o coaching. Mantenha seus pontos fortes e positividade altos o tempo todo para alcançar o que você deseja alcançar e não se deixe abater.
“Quando falta inteligência emocional em alguns casos, há uma autossabotagem por conta de fatores externos, contudo por culpa de nós mesmos. Eu ajo de uma maneira em uma situação e em outra, eu não consigo agir, porque falta inteligência emocional. É imprescindível ter inteligência emocional na vida pessoal, para lidar com situações que você quer mudar e não consegue, na profissional para ser mais assertivo, agressivo (com conotação positiva), ser mais calmo (a), enfim ter controle sobre as ações para melhores resultados”, conclui Baptista.
Você acha que possui inteligência emocional? Não precisa se desesperar! Agende um horário com nosso master coach Thiago Baptista e transforme seus ideais. Saiba mais: https://goo.gl/eAVJ83
Postagens Relacionadas
Comments are closed