Entenda como a avaliação biomecânica melhora a performance de atletas
Por definição a biomecânica é o ramo da biologia que se ocupa da aplicação das leis da mecânica às estruturas orgânicas vivas, especialmente ao sistema locomotor do corpo humano.
O corpo humano é uma máquina e como tal precisa de cuidados preventivos, manutenção e eventuais reparos. Desta forma, para que tudo esteja funcionando a pleno vapor, além dos cuidados diários é preciso manter a rotina de exames que avaliem sua estrutura e desgaste.
Se para uma pessoa comum, a preocupação com o estado físico é uma realidade, para um atleta é obrigação, afinal, para alguns trata-se inclusive de instrumento de trabalho.
Sendo assim, a avaliação biomecânica é uma ferramenta que eles não abrem mão, algo que todo mundo que pratica qualquer atividade física, especialmente aquelas de alto impacto, com certeza deveriam considerar.
De uma maneira simples, a avaliação biomecânica é uma análise feita para detectar possíveis alterações físicas que possam levar a lesões e consequentes prejuízos.
Normalmente, a avaliação biomecânica é feita a partir de um programa que analisa de forma minuciosa cada movimento do atleta.
Além da avaliação prática, outros itens são considerados pela biomecânica, entre eles:
- Força Muscular;
- Postura;
- Flexibilidade;
- Intensidade do treinamento no qual o atleta é submetido, entre outros.
Apesar da alta tecnologia utilizada pela avaliação biomecânica, na prática, ela é acessível tanto para os atletas de alto rendimento como para os amadores.
Entre as propostas de uma avaliação biomecânica, estão:
- Apontar qual é a melhor maneira de aperfeiçoar a mecânica do exercício;
- Melhorar o desempenho;
- Evitar lesões.
Como a avaliação é individual, ela acaba sendo mais assertiva, por ajudar a melhorar os pontos fracos de um indivíduo, além é claro de indicar o melhor caminho para melhorá-los.
Os procedimentos a serem adotados a partir da avaliação biomecânica podem passar por um conjunto de medidas que envolvem:
- Fortalecimentos;
- Educativos sobre a execução dos movimentos;
- Orientação e dicas.
Por ser um exercício de muito impacto, a corrida exige muito de seus praticantes, logo, a avaliação biomecânica é uma excelente aliada dos corredores.
Através da avaliação biomecânica é possível detectar:
- Se o corretor faz passadas muito longas;
- Se o corredor aterrissa muito longo o tronco;
- Se o corredor inclina demais a pelve ao executar o exercício;
- Se o corredor posiciona corretamente o joelho;
- Qual o impacto da aterrissagem dos pés, entre outros problemas.
Em suma, a avaliação biomecânica é um teste que verifica tanto o atleta quanto a maneira que ele executa o exercício, apontando quais pontos devem ser modificados para melhorar a performance e evitar lesões.
Lembre-se: sempre é possível melhorar a performance física e com o estímulo correto, prática e repetição, depois de algum tempo, tornar essas modificações algo natural ao corpo.
Se você deseja fazer uma avaliação biomecânica, a Clínica Shen, especializada na harmonia do corpo e da mente pode te ajudar.
Nosso espaço conta com o trabalho de profissionais especializados e com sólida formação. Agende agora mesmo uma avaliação!
Postagens Relacionadas
Comments are closed