Dores na sola do pé? Cuidado, você pode estar com fascite plantar
Saiba mais sobre esta inflamação que pode acometer desde obesos até atletas; conheça também as palmilhas ortopédicas para o tratamento.
Para a maioria das pessoas pode soar estranho o nome: fascite plantar. Mas em outubro deste ano, a patologia ficou muito conhecida no meio futebolístico após aparecer como um verdadeiro “fantasma” na vida do jogador do Grêmio, Luan, que chegou a ser substituido em um jogo importante contra o Palmeiras.
Conhecida por muitos – principalmente pelos mais velhos – como “esporão”, a fascite plantar dá seus primeiros sinais de existência com dores persistentes nos joelhos e nos pé, mais especificadamente no calcanhar. Ela é causada por uma inflamação na fáscia plantar, tecido na sola do pé que liga o calcâneo (osso do calcanhar) aos dedos. “Os principais sintomas aparecem logo de manhã. Dores fortes próximo ao calcâneo e no meio do pé, sensibilidade e sensação de estar rasgando a sola dos pés são sinais claros da inflamação”, afirma o fisioterapeuta Fábio Oliveira.
A fascite plantar acomete principalmente pessoas com idade entre 40 e 60 anos. Ela surge por um excesso de tensão no tecido plantar e alguns fatores podem estimular esta inflamação como a obesidade – por conta da sobrecarga aos músculos e ossos -, anormalidades como pé chato ou cavo, exercícios físicos ou atividades que estressem o calcanhar e a fáscia plantar como corrida de longa distância e ballet, ou algumas profissões como operários, professores e atendentes que passam boa parte da jornada de trabalho em pé.
Aos primeiros sinais da fascite é preciso procurar o tratamento para evitar o surgimento do esporão, fase avançada da inflamação. Um caminho mais seguro e assertivo é a palmilha ortopédica, feita exclusivamente para fascite plantar.
Estimulando os receptores do pé e promovendo uma reprogramação na postura, as palmilhas ortopédicas para fascite plantar corrigem e reduzem os picos de pressão da pisada. Desta forma, as palmilhas distribuem as forças de reação do solo, reequilibrando assim a postura e atuando de forma precisa no alívio de dores e prevenindo lesões.
As palmilhas ortopédicas são de uso individual, elaboradas com material antibacteriano e antifungicida de altíssima qualidade. Sua higienização é simples e seu uso pode ser feito no dia a dia, dentro de tênis ou sapato. Confortável, a palmilha serve não apenas para tratamento da fascite plantar, mas também é indicada para prevenção e tratamento de várias doenças relacionadas a uma pisada assimétrica.
Você encontra esta palmilha e um diagnóstico eficiente na Clínica Shen, onde nossos especialistas estão aptos para te atender com prontidão e profissionalismo.
Postagens Relacionadas
Comments are closed