Entenda como as palmilhas ortopédicas podem prevenir lesões
As palmilhas ortopédicas cumprem diversos propósitos, promovendo segurança e conforto, elas permitem a redistribuição da pressão na sola do pé, alinhando o membro e ajudando na prevenção e tratamento das patologias no aparelho locomotor.
Como tratamento, elas podem ser usadas para resolver problemas como:
- Dor articular no tornozelo, joelho e quadril;
- Canelites, fascite plantar e esporão do calcâneo;
- Lombalgias/Dorsalgias/Cervicalgias;
- Má postura/Escoliose;
- Artrose, entre outros.
Já como prevenção, elas são perfeitas para praticantes de esportes de impacto como: corrida, musculação, basquete, futebol e outros, porém também podem ser indicadas para pessoas comuns usarem no dia a dia, dependendo do tipo de postura do pé e também da “pisada”.
Independente, as palmilhas atuam para evitar sobrecargas, sendo que algumas são confeccionadas até para aumentar o desempenho durante a prática do exercício físico.
Apesar de muito útil, é importante destacar que as palmilhas ortopédicas só devem ser usadas quando há indicação de um profissional, após uma minuciosa avaliação.
O uso inadequado da palmilha ortopédica, além de não trazer nenhum benefício, ainda pode afetar a postura e causar problemas, além do desempenho.
As palmilhas ortopédicas atuam estimulando receptores do pé, que como resposta promovem uma reprogramação na estratégia postural.
Os resultados são:
- Correção e redução dos picos de pressão da pisada;
- Distribuição das forças de reação do solo;
- Reequilíbrio da postura;
- Alívio de dores;
- Prevenção de lesões.
De uso individual e produzida com material antibacteriano e antifúngica, as palmilhas podem ser higienizadas e utilizadas no sapato ou tênis que a pessoa mais use.
Algumas palmilhas ortopédicas, por exemplo, possuem um propulsor na região anterior e um absorvedor de impacto. Não pode acaso existem estudos que apontam uma redução de até 50% de lesões, para corredores que utilizam palmilhas ortopédicas.
Isto acontece porque ao fazer a redistribuição da pressão e consequentemente promover o alinhamento do membro, elas ajudam a melhorar a biomecânica do exercício.
Por último, mas não menos importante, lembre-se: é preciso fazer a manutenção das palmilhas, além é claro de manter um acompanhamento profissional dos resultados de seu uso.
Desta forma, é possível extrair todos os benefícios propostos pelo uso das palmilhas ortopédicas, sem correr riscos de prejudicar a saúde.
A Clínica Shen oferece um serviço especializado em palmilhas ortopédicas.
Se você sente dores nos pés ou pretende prevenir lesões, saiba que podemos ajudar! Entre em contato conosco e agende uma consulta.
Postagens Relacionadas
Comments are closed