Setembro Amarelo – Você sabe o que é?
A Campanha Setembro Amarelo teve seu marco inicial no ano de 2015, quando a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina e o Centro de Valorização da Vida, juntaram-se para discutir abertamente com a sociedade, a importância de medidas preventivas contra o suicídio. O mês de setembro foi escolhido, justamente porque o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado no dia 10, momento perfeito para chamar a atenção para o problema, que todos os anos mata 12 mil pessoas só no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo e cerca de 800 mil a cada ano, sendo considerada a 14ª maior causa de morte. Esses dados alarmantes mostram a grande necessidade de conscientizar a população para que mais casos possam ser evitados. Existem diversos fatores que podem desencadear a vontade de tirar a própria vida, no entanto, 3 deles são mais recorrentes:
- A Depressão;
- Transtorno Bipolar;
- Abuso de substâncias.
Seguindo o padrão mundial, a opção pelo amarelo como símbolo da luta, foi uma maneira encontrada para associar a cor ao mês, uma forma comprovada de fazer com que as pessoas ao olharem para a cor, automaticamente se lembrem da temática. Intensificando a discussão e disseminando a proposta de ações preventivas ao suicídio, ao longo do mês iniciativas públicas e privadas abrem espaço para a campanha. Entre as atividades estão:
- A iluminação de espaços públicos como praças e bibliotecas com a cor amarela;
- Palestras, workshops e debates sobre o assunto;
- Caminhadas e “paradas” entre outras manifestações.
Participe você também da Campanha Setembro Amarelo Uma maneira simples e fácil de participar da campanha Setembro Amarelo é escolher um dia da semana para usar alguma peça de roupa amarela, ou, simplesmente usar uma fitinha pregada na roupa, com o objetivo de manifestar ao mundo que você também luta pela causa. O importante é deixar claro para quem sofre, que ele não está sozinho. Que existe solução para todos os problemas e que além de seu apoio, ele também pode contar com profissionais especializados, que estão sempre prontos para ajudar. 2 maneiras de identificar e 1 de ajudar, no combate ao suicídio! Quando o assunto é evitar suicídio é importante atentar para os sinais, que a pessoa dá, antes de cometer o ato. Normalmente, algumas características comportamentais são comuns, entre elas:
- Verbalização da Vontade! A maioria das pessoas que comete suicídio, em algum momento da vida verbaliza o pensamento, então, esqueça aquela velha máxima popular de que “quem muito fala, pouco faz”.
- Mudanças bruscas de comportamento – Pessoas que apresentam mudanças radicais de comportamento, precisam ser observadas com mais atenção, pois, alterações de comportamento, podem ser os primeiros sinais de que alguma coisa não vai bem.
- Tenha Empatia – Uma das coisas mais importantes para quem passa por problemas é sentir-se acolhido, não critique e ofereça apoio emocional e suporte afetivo.
- Parte superior do formulário
- Parte inferior do formulário
Na Clínica Shen acreditamos na harmonia entre corpo e mente e para isto apostamos em uma abordagem integrativa e multidisciplinar. Apoiamos campanhas como o Setembro Amarelo, pois, acreditamos que a conscientização da sociedade sobre a importância de manter a mente sã num corpo são, é fundamental para uma vida melhor.
Postagens Relacionadas
Comments are closed