Teste de pisada: a importância para prevenir lesões
Saber qual o tipo de pisada é essencial para toda a população, mas é ainda mais indispensável para atletas.
A pisada costuma ser um assunto corriqueiro entre os que correm ou praticam regularmente atividades físicas. A principal dúvida é sobre o quanto uma pisada incorreta pode influenciar na qualidade e retorno de uma atividade ou até mesmo se ela pode causar problemas de saúde mais sérios ao longo do tempo. Para responder essas perguntas, o caminho mais seguro e correto seria o teste da pisada.
Para fazer o teste de pisada, existem várias técnicas. Algumas lojas de calçados costumam oferecer este tipo de teste, no entanto, de uma forma superficial que pode não atender as necessidades de atletas ou até mesmo de participantes de atividades físicas diárias.
O método mais completo e utilizado por muitos profissionais é a barometria, realizada em clínicas por ortopedistas. Neste tipo de procedimento, o médico consegue analisar a pisada do paciente e ainda averiguar o porquê da pisada estar irregular, constando assim possíveis patologias ou disfunções no corpo.
A barometria é feita em uma clínica especializada, com tapetes ortopédicos que mapeiam o pé ou em esteiras inteligentes, com câmeras e outros equipamentos que analisam a pisada.
O quanto a pisada influencia?
Para quem é atleta, pode significar muito. Descobrir a pisada garante a prevenção de lesões como Tendinite, Canelite, Fasceíte e Esporão. Todas essas patologias, detectadas com antecedência, podem ser corrigidas e não prejudicar a vida ativa da pessoa ou do atleta. No entanto, em casos crônicos, pode necessitar de um tempo maior de repouso e, assim, a paralisação das atividades físicas.
Uma das maneiras de identificar rapidamente que a pisada está incorreta é o solado do tênis e a forma como ele está desgastando.
Pisada neutra
A pisada neutra impulsiona a passada com toda a parte frontal do pé. Sendo assim, o impulso começa com a parte externa do calcanhar, com o pé rotacionando ligeiramente para dentro. Quase metade da população mundial tem essa pisada e são os que têm menos restrições na hora de escolher um tênis.
Pisada pronada
A pisada pronada começa com o lado esquerdo do calcanhar e finaliza nas regiões próximas do dedão. Grande parte da população tem essa pisada, sendo muito normal entre as mulheres. Neste caso, o indicado é escolher tênis com mais amortecimento.
Pisada supinada
A pisada supinada é aquela em que a pessoa utiliza a parte externa do pé e principalmente a área do dedo mínimo para se impulsionar. Na pisada supinada existe mais chances de torcer o pé, sendo necessário tomar cuidado com tênis de solado alto.
Postagens Relacionadas
Comments are closed