Performance e prevenção de lesões: como a Clínica Shen pode auxiliar os atletas?
Os atletas precisam estar sempre bem informados sobre as melhores opções para manter o desempenho, bem-estar e prevenção de lesões durante as atividades.
No dia 09 de Junho foi comemorado o Dia do Tenista, um esporte que, no Brasil, revelou grandes nomes como Gustavo Kuerten, considerado o melhor tenista brasileiro de todos os tempos. O esporte, segundo estudiosos, teve origem na França, mas foi só na Inglaterra que ele foi adaptado à forma que conhecemos hoje.
Assim como qualquer outro esporte, quem o pratica precisa estar com a saúde em dia e sempre procurar por exercícios que auxiliam na performance, bem-estar, prevenção de lesões musculares e até mesmo promovam a recuperação mais rápida para os casos em que as lesões já existam na vida do atleta.
A Clínica Shen oferece diversos serviços que beneficiam os atletas. Geralmente, o primeiro que surge na sua mente é a fisioterapia, mas saiba que ele não é o único indicado. Além da fisioterapia, os tenistas também podem realizar treinos de mobilidade, que são muito utilizados para prevenir lesões, melhorar os movimentos corporais e aumentar significativamente a performance nos jogos.
Outro exemplo que podemos citar é a reabilitação funcional, responsável por recuperar funções neuromusculares por meio de exercícios que, sob orientação, trabalham força, condicionamento e coordenação motora, melhorando assim a interação entre os sistemas nervoso e muscular. Caso o tenista tenha interesse nessa prática, é realizado um levantamento do histórico da lesão dele para que o tratamento seja eficiente e satisfaça as necessidades do atleta.
Além disso, a Clínica Shen oferece também as palmilhas esportivas, que permitem a melhora da postura corporal, equilíbrio e prevenção de lesões que podem ocorrer durante uma partida ou treino de tênis.
Por último, mas não menos importante, o atleta ainda pode se beneficiar de tratamentos como o Pilates e a osteopatia. O pilates trabalha com o fortalecimento, equilíbrio e alongamento do corpo, melhorando principalmente a flexibilidade corporal. Isso pode ser muito útil para o tenista, já que durante os jogos precisam ter excelente mobilidade em diversos movimentos diferentes. No caso de uma lesão já existente, o Pilates, sob orientação, torna-se essencial para uma recuperação mais rápida.
A osteopatia, por sua vez, é ótima para melhorar a mobilidade do corpo, bem como servir como prevenção ou reabilitação de lesões, já que encontra as restrições de mobilidade do atleta, melhorando o desempenho e bem-estar dele. O mais bacana é que essa prática não faz uso de remédios e leva em conta o histórico do corpo do tenista.
Portanto, é essencial para a performance e bem-estar do tenista que ele invista em práticas que previnam ou auxiliem lesões em decorrência dos jogos. Fisioterapia, reabilitação funcional, treino de mobilidade, Pilates ou osteopatia são algumas das várias opções indicadas para esse caso.
A Clínica Shen trabalha com todas essas práticas e conta com uma equipe especializada no que faz. Venha nos conhecer e melhore seu desempenho agora mesmo!
Postagens Relacionadas
Comments are closed